
Módulo 0
Quebra Gelo
[de 28 de fevereiro a 07 de março]
Seja bem vind@ a este curso de Tecnologias Móveis para o Ensino de Português L2.
"O caminho faz-se caminhando"
_______________________________
Ao longo desta primeira fase tivemos oportunidade de explorar a oficina e conhecer os participantes através de uma apresentação completa e criativa. Deixo aqui a minha apresentação:
Olá Adelina!
O meu nome é Mafalda e já tive o prazer de a conhecer pessoalmente, primeiro numa sessão de formação da CEPE Alemanha e depois no evento da ASPPA.
Desde que iniciei a minha prática letiva que aspiro usar mais as novas tecnologias, mas confesso que tenho ´adiado´ um pouco essa decisão, não só por não me sentir completamente à vontade com as mesmas, mas também por exigir algum trabalho extra na preparação dessas novas práticas letivas. Trabalho esse que exige algum tempo e dedicação, coisa que não tenho tido.
Mas como nunca é tarde, cá estou eu, disponível e muito entusiasmada com esta formação! As duas intervenções que vi da sua parte fizeram-me ganhar coragem para abarcar neste novo desafio e, sobretudo, despoletaram em mim o ´bichinho' das tecnologias. Estou ansiosa por colocar em prática tudo o que irei aprender.
Já dei aulas de PLE a crianças que estudam português no ensino paralelo, através do Camões, I.P., mas neste momento encontro-me a lecionar no ensino universitário. Penso que este curso é mais dirigido aos professores de PLH, mas tenho a certeza que irei beneficiar do mesmo igualmente. Prova disso é que já fui implementando algumas técnicas que aprendi consigo, nomeadamente a produção de um quiz no kahoot, que correu muitíssimo bem e os estudantes aderiram entusiasticamente :)
Além disso, estou também a usar o storyjumper, espaço em que os alunos estão a escrever uma história que pretendemos oferecer às crianças da Guiné-Bissau.
O meu grande objetivo com esta formação é, primeiro, ganhar mais confiança com as muitas ferramentas tecnológicas que temos ao nosso dispor hoje em dia e, depois, saber exatamente como aplicar essas técnicas nas minhas aulas. A partilha de ideias e sugestões são igualmente muito importantes para mim.
Penso que para já, é tudo.
Um beijinho e até dia 7,
Mafalda Gonçalves