
Atividades culturais 2018 / 2019
Leitura e conversa com o escritor Amadú Dafé
Realizou-se no passado dia 6 de junho mais uma atividade cultural dirigida aos estudantes de Português da Universidade de Leipzig, desta vez uma conversa e leitura com o escritor guineense, Amadú Dafé.
Amadú Dafé nasceu em Ingoré, Guiné-Bissau. Reside há mais de seis anos em Portugal, país onde concluiu a sua licenciatura em Direito. Frequenta atualmente o curso de mestrado em Contabilidade, ramo Fiscalidade. É vencedor das duas últimas edições do Prémio Literário José Carlos Schwarz, tendo vencido também o Prémio Literário Internacional, Conto Infantil - Matilde Rosa Araújo.
Tem duas obras publicadas, Magarias (2017) e Ussu de Bissau (2019).
Esteve na Alemanha em itinerância literária nas Universidades de Heidelberg e Leipzig, com o apoio do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, apresentando-nos as suas obras e partilhando algumas das muitas crenças e tradições guineenses.

Autor: Vasco Gonçalves
Cantar e sentir em Português - Música portuguesa
No dia 24 de maio de 2019, Pedro Matos e Higino Andrade realizaram um concerto único em Leipzig, patrocinado pelo Camões, I.P., pela Universidade de Leipzig e pela Associação Luso-Alemã.
Desde fado a música popular até alguns originais, os artistas apresentaram-nos um programa diversificado oriundo diretamente do coração da cultura portuguesa. Com a sua experiência em Jazz e em música clássica, presentearam o público com uma combinação de diferentes sons musicais, provando a todos que a música portuguesa passa pelo fado, sim, mas é muito mais que fado!

Em 2019 comemoraram-se 45 anos da Revolução dos Cravos. Para assinalar a data, estudantes portugueses de música em Leipzig organizaram um concerto inspirado nas músicas do 25 de abril, não esquecendo obviamente o grande Zeca Afonso.
O público encheu a sala da Biblioteca Municipal, aplaudindo com entusiamo cada peça musical.
O evento foi apoiado pela Associação Luso-Alemã, pela Biblioteca Municipal e pelo Camões, I.P.